O Marketing dos pequenos negócios

O Marketing atual descortinou inúmeras oportunidades com a fusão do offline com o online, formando um mix revolucionário. Para as grandes marcas uma nova forma de se comunicar com o público, ressignificando o conceito dos meios de comunicação de massa.

No entanto, sempre me chamou atenção também como as pequenas empresas podem desenvolver seus cases com pouca verba e estruturas muito simples, utilizando as ferramentas da mídia social e social commerce.

Recentemente o Instagram anunciou duas novas ferramentas que vão facilitar bastante a vida dos pequenos e microempresários: o compartilhamento de links no Stories e a possibilidade de postar diretamente do computador através do Instagram Web.

” As pequenas e micros precisam cada vez mais usar as ferramentas da era da produção de conteúdo no ambiente digital. O acesso agora é para todos”.

Antes restrito aos perfis a partir de 10 mil seguidores, o compartilhamento do link do site das empresas no Stories está aberto para todos e representa uma ótima oportunidade de interação com os usuários.

Na outra ponta, a produção de conteúdo ficou muito mais fácil der feita sem a necessidade de utilização de outras plataformas. Apesar de não ter os recursos da plataforma do Facebook Suite e de outras opções para planejamento e programação dos posts, a navegação pelo Instagram Web dá uma oportunidade de visualização ampla e diferente do conteúdo e a inserção dele de forma rápida e prática.

Recentemente passei por duas experiências muito gratificantes ao dar uma consultoria informal, sem qualquer remuneração para dois pequenos negócios, só para sentir o gostinho dos resultados acontecerem.

Com pequenas dicas foi possível, por exemplo, orientar um delivery de carnes para churrasco na Zona Norte do Rio a investir numa divulgação mais profissional através de posts para a lista de contatos no WhatsApp. Tudo isso com orientações básicas para produção de fotos mais atraentes das carnes tradicionais e cortes especiais, usando o próprio celular. Em seguida, estão estruturando um perfil no Instagram que apresente um equilíbrio entre as ofertas de produtos e dicas sobre vários aspectos que envolvem o churrasco.

No outro caso, uma barraca hortaliças da feira da qual era cliente passou por algumas dificuldades durante a pandemia. Em algumas conversas estabelecemos soluções baseadas na informação sobre produtos, destacando a origem e a qualidade, trabalhar as promoções do dia e algumas soluções simples para postar os produtos e divulgar para uma lista de contatos no WhatsApp. Tudo com o apoio da mídia impressa através de folders. E começamos a implantar o conceito de “barraca hortaliças finas”. A segunda etapa será também um perfil no Instagram.

Por isso, não só as grandes empresas, mas as pequenas e micros precisam cada vez mais usar as ferramentas da era da produção de conteúdo no ambiente digital. O acesso agora é para todos.

Polo do social commerce, recentemente a rede social anunciou duas novas ferramentas que vão facilitar bastante a vida dos pequenos e microempresários: o compartilhamento de links no Stories e a possibilidade de postar diretamente do computador através do Instagram Web.

Na primeiras pós de Marketing, há muitos anos atrás, quando nem havia ainda Internet, tivemos uma aula prática no Saara para observar as estratégias de promoção dos lojistas e a sagacidade dos locutores das lojas em destacar os atributos dos produtos. De certa forma são os precursores do  Call-to-Action.

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