Marketing de conteúdo, conversão, cliques, engajamento, geração de leads, funil de vendas, construção de personas, gestão de tráfego, são algumas das ferramentas do Marketing atual que encantam o mundo dos negócios, do entretenimento e os criadores de conteúdo.
É o Marketing tradicional usando todas as ferramentas do ambiente digital, num mix revolucionário através da fusão do offline com o online. O resultado é um universo de múltiplas possibilidades, onde tudo é mais rápido, específico e personalizado.
Uma das mudanças ocorreu na forma de comunicação com o público potencial. Não basta só usar a linguagem persuasiva. É preciso muito mais do que informação e persuasão. É a nova era da produção de conteúdo, que reinventa, de uma forma mais tecnológica, a mesma estratégia do dono da loja de queijos do interior de Minas: o cliente só compra se for oferecido um aperitivo.
Eu me formei em Comunicação Social, no Rio de Janeiro, no final dos anos 80 e optei pela habilitação em jornalismo. Nessa época já fomos treinados para produzirmos conteúdos em várias mídias, no caso rádio, TV, jornal, revista e também nas mídias externas, como outdoor e busdoor. Produzíamos conteúdo multimídia.
Com o advento da revolução digital passamos a produzir para múltiplas plataformas, cada uma com sua característica. Em seguida, migramos para o conteúdo transmídia, um conceito muito mais amplo. A ideia é criarmos um conteúdo que proporcione uma experiência global, menos fragmentada, em várias plataformas. O molho especial para nosso conteúdo será a utilização do storytelling para contar histórias que envolvam o seu público, criando uma convergência natural.
Portanto, Marketing é Marketing, no offline ou no online. O desafio é conseguir unir a ampla formação que um profissional de Marketing e Comunicação precisa ter para formular estratégias de sucesso, trabalhando junto com os novos especialistas em mídia digital. O objetivo é um só. Criar conteúdo que interaja com o público, promova um amplo relacionamento e construa uma história de sucesso.